A Lamp, agência de marketing e comunicação, esteve presente no RD Summit 2023, que aconteceu no Expo Center Norte em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023. O evento, considerado o maior da América Latina em marketing, vendas e inovação, reuniu mais de 15 mil profissionais de todo o Brasil e do mundo.
A Lamp enviou uma equipe de 7 profissionais para o evento, que tiveram a oportunidade de acompanhar palestras de renomados especialistas do mercado, como Martha Gabriel, Rita Von Hunty, Camila Farani e outros.
Quer um resuminho do que rolou por lá? Então é só continuar a leitura!
Não se fala em outra coisa: IA
Mais uma vez o uso da Inteligência artificial foi abordado com grande enfoque em um evento de marketing. Especialistas do Google Cloud falaram sobre as diferentes aplicações da Inteligência Artificial não só no Marketing, mas também nas vendas e atendimento. Para Pablo Beramendi, diretor de IA e startups do Google Cloud,o uso da inteligência artificial automatiza, potencializa e acelera processos. É importante ressaltar, no entanto, que a IA não substitui pessoas, mas as torna mais eficientes.
E o mercado brasileiro parece não resistir à ideia, segundo a pesquisa The Growth Report 2023: AI edition, da Twilio, plataforma de engajamento do cliente, o Brasil é líder no uso da Inteligência artificial na América Latina. 98% das empresas vêm experimentando essa tecnologia em canais de marketing.
No evento, a RD Station apresentou também o seu novo produto: o RD Station Mentor IA. A tecnologia que estará disponível gratuitamente pelo período de seis meses para todos, cria conteúdos em diferentes formatos, tom de voz e idioma. Além disso, o RD Station também conta com o assistente virtual em forma de chat para sites. O Meu Assistente não depende de um fluxo de perguntas e respostas. Com a inserção de conteúdos (áudios do WhatsApp, documentos, etc) a IA adota um perfil de linguagem e a comunicação fica muito mais natural do que a de um bot.
A importância de se antecipar
A palestra de Martha Gabriel, uma das principais referências em marketing e inovação no Brasil, abordou a importância de pensar no futuro. Segundo ela, o futuro pode ser “previsto” através de sinais, como mudanças no comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e tendências sociais.
Martha citou, por exemplo, o avanço da inteligência artificial, que está transformando a maneira como a gente interage com o mundo. Ela também falou sobre a importância de pensar criticamente e ter visão e direção. A adaptabilidade, segundo ela, é crucial para a ação e para o planejamento.
A Lamp acredita que a antecipação ao futuro é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter competitiva. Por isso, a agência sempre analisa os dados e tendências para propor soluções inteligentes e inovadoras.
Em 2023, mais de 120 palestrantes de todo o mundo compartilharam seus conhecimentos com os que estavam presentes na ocasião. O evento teve ainda ativações de marca, arte, muita música e gastronomia. Quem aí já está animado para a próxima edição?